quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sentido da vida...

          Quando penso sobre o sentido da vida, lembro de um grande amigo que tive e que infelizmente não está mais entre nós.. Sempre quando perguntávamos -Ricardo! Como você está?.. ele respondia -Sempre em busca da flor amarela! e sorria.. Ricardo era um homem visto como conselheiro, sempre muito calmo e sorridente.. Ricardo escondia uma tristeza dentro dele por ter perdido uma namorada, e a flor amarela, a qual ele falava significava a felicidade.. Ele era profundo em suas palavras, e gostava de falar sobre o sentido da vida...



          O que nos leva a viver? Qual é a nossa motivação?

          Cada um tem uma força dentro de si que leva a seguir em busca da flor amarela, e essa felicidade só é alcançada quando o que consideramos valioso está conosco. E aí isso me leva a pensar... O que me faz seguir? A o que eu tenho projetado minha felicidade?... Onde está a minha flor amarela?... Acredito sim que precisamos ter objetivos a ser alcançados, enquanto vivemos.. Mas às vezes deixamos de viver verdadeiramente, curtir cada processo, cada minuto, em vez de olhar um fim que nem sempre está a nossas vistas. Antes viver o meio, que o fim! Mais valioso a viagem, que a chegada! Tanta gente que vive a planejar, e aos 70 anos de idade olha pra trás e percebe que não viveu a dádiva da viagem, não curtiu os momentos de reunião entre família, entre amigos... Não se permitiu amar alguém por caprichos (nessa parte me incluo..rs) ... Pois é, não é fácil viver num mundo de tanta gente egocentrista e não criar escudos!.. Mas não deixe de viver, curta a sua busca em direção da flor amarela! Pois a felicidade está pra agora, só pode ser vivida agora. O passado e o futuro, na verdade não existem. Ninguém vive passado ou futuro! Só o agora.

          Então não perca a sua flor amarela!.. =)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Assim que li: "Sentido da vida", de cara sabia que essa leitura me traria fortes recordações. Primeiro aquela tristeza de quem perdeu um grande amigo, uma pessoa ímpar! Depois aquele sentimento bom de saudade de alguém que a gente queria muito bem. Fomos amigos por tão pouco tempo mas eram tão verdadeiros nossos desabafos, sorrisos, conversas que pareciam sem fim até bem tarde da noite, fotos, igrejas, praia, bonsai, passeios, amigos. Quando ele falava pra gente da busca pela sua flor amarela, eu imaginava um girassol lindo, daqueles bem grandes buscando a luz e o calor do sol. "Meninas, pra vocês, qual o verdadeiro sentido da vida?" Ricardo nos perguntou virado para o banco de trás do carro a camino da Sé em Olinda, com a maior cara de curioso do mundooo. Eu não respondi. Não respondi porque ainda não conhecia a sua teoria sobre a busca pela flor amarela. Não respondi porque não sabia o que exatamente eu estava procurando.. Você disse que a resposta seria "Amor!" E a teoria da flor finalmente nos fora apresentada! Ele que de maneira inteligente tanto versou sobre vida, desistiu de encontrar a sua flor. Você está assistindo a sua flor bonita desabrochando pacientemente, e eu, ah.. Eu estou com a minha bem aqui no peito. Aprendi que depois que você escolhe e colhe a sua flor, mesmo que um dia ela murche, guarde-a quando envelhecida numa folha de papel, em sementes, pétalas e versos, plante as sementes e leia o que você escreveu enquanto na flor ainda havia cor, porque outras flores brotarão da terra. Se não encontrar outra plante! Mas não desista com as sementes na mão. - Acho que fiz desse meu comentário uma homenagem também - Que o nosso amigo hoje tenha encontrado a paz, o amor e a tranquilidade de que precisa para evoluir feliz.

    ResponderExcluir