quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A necessidade do Exercício da Humanização em IES

Infelizmente, uma das características do nosso país é a grande desigualdade socioeconômica. E isso é o que leva a ter menos representantes de certos grupos sociais nas Universidades. Mas esses representantes a cada ano aparecem mais nas IES, graças às lutas em prol da inclusão de diferentes raças, etnias e nível socioeconômico. A partir dessa diversidade que se tem feito presente nas salas do Ensino Superior, podemos perceber o grande desafio que os professores têm para uni-los e promover o respeito entre eles.
Vemos todos os dias discursos de inclusão social e respeito às diferenças, ao homossexualismo, ao deficiente, às diferentes religiões e credos, às diferentes raças e etnias. Mas sabemos que a empatia pelas pessoas que ainda lutam por seus espaços, ainda é algo a ser alcançado por muitos de nós. Essa empatia está perdida não só entre os diferentes, mas também entre os de mesma raça, de mesma religião, de mesma opção sexual, de mesmo nível socioeconômico.
O individualismo se faz presente de forma muito fácil e cômoda, até porque os próprios feitores reproduzem uma justificativa de que vivemos num mundo cruel, onde os bons são os perdedores, e os maliciosos, os vencedores. As pessoas não têm noção do que isso pode levar ao futuro da humanidade, aos seus filhos, e também a nós mesmos.

Será que o exercício da humanização é ingênua em si? São tantos os profissionais que zombam da ética, que até parece que o “colocar-se no lugar do outro” é uma ação ingênua e burra diante da realidade competitiva e cruel que o mundo se encontra. É um agir por si ou por alguém, desprendido de bom senso, despreocupando-se do mal que possa estar trazendo ao próximo. E assim as relações de trabalho vão se deteriorando, e o que esses profissionais reproduzem, um dia serão afetados pelo próprio erro, pelo desrespeito ao ser humano.
          Tentar resgatar o senso de ética e humanidade é, hoje em dia, um verdadeiro desafio. Mas é algo alcançável, sim, quando boas instituições de Ensino Superior promovem o respeito e a união, sabiamente e consciente da importância da contribuição que estão dando às vidas tratadas pelos profissionais que estarão formando.  Além da educação doméstica, é claro!.. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário